Lúcia Teixeira lança quarto livro sobre Pagu
Pagu tem muitas faces. Ela será a autora homenageada na FLIP 2023 e a escritora Lúcia Teixeira, Presidente da Unisanta, sabe tudo sobre ela. Foram anos de estudos, três livros publicados e uma relação profunda com sua vida e sua obra. Lúcia é autora da trilogia Pagu: “Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo”, “Croquis de Pagu” e “VIVA PAGU – Fotobiografia de Patrícia Galvão”, indicado para o prêmio Jabuti 2011.
Agora, imagens e textos inéditos de Pagu vêm à tona, neste segundo semestre, no quarto livro da série. Neste novo livro, “Os cadernos de Pagu”, Lúcia apresenta manuscritos inéditos dos anos 1920 a 1960, que revelam a incursão de Pagu no Modernismo Antropofágico, a produção de texto na fase de adesão político partidária, além de escritos sobre literatura e outros escritores e algumas cartas, em lançamento da Nocelli ( um selo para publicações especiais da Editora Reformatório) e Unisanta.
Lúcia destaca que Pagu, mesmo sem ter desenvolvido uma carreira artística, foi uma personalidade rara: “Rebelde e inovadora na vida, na arte e na cultura, em todos esses domínios: jornalismo, poesia, romance, desenho, crítica de artes, política militante, dissidência política. Além de incentivadora da cultura, foi mulher precursora”.
Lúcia considera que o trabalho de Pagu exibe uma linguagem atrevida para o seu tempo e até hoje é pleno de provocação. “Carregado de malícia e sensualidade, integra poesia, prosa e legenda, com todo universo visual moderno dos quadrinhos, dos anúncios, das charges e do cinema”.
Mais atual, impossível!